aberta ao mundo

Ando pela vida como se abertos estivessem todos os caminhos do mundo. (Mário Quintana)

21.12.04

Então, é Natal!

Sempre no final do ano acontecem as mesmas coisas: apelos comerciais estimulando a venda de mercadorias, a figura travestida do Papai Noel, o aguçamento dos sentimentos humanitários e do assistencialismo, da caridade. É sempre assim. Muito embora reconheça a superficialidade (para não dizer falsidade) do afloramento destes sentimentos, não prescindo da reflexão e da introspecção nestes dias.

É um momento único para mim, o final do ano. Avaliar os erros e acertos, o amadurecimento, sentir o passar do tempo e a idade adulta chegar, reexaminar o que fiz de bom para com os outros e evoluir. Todo ano esta nostalgia me invade, esta auto-avaliação toma lugar e ganha espaço e mil promessas de um ano novo melhor são feitas. Porém, o escopo deste texto é desejar os melhores votos aos meus amigos.

O valor das amizades foi a maior lição deste ano e para agradecê-los poderia me utilizar de inúmeras frases clichês e jargões de fim de ano; mas não quero uma simples mensagem de Natal. Quero algo profundo, algo que vá além das superficialidades e futilidades, algo que tocasse meus amigos e fizesse com que entedessem o quão importantes são em minha vida.

Desejo aos meus amigos um Natal e um Ano Novo repleto de felicidades, não apenas estas felicidades decorrentes de conquistas financeiras ou bens materiais, mas as pequenas felicidades cotidianas, que, na maioria das vezes, passam despercebidas, a felicidade do sorriso saudável de seu filho, o beijo carinhoso da sua mãe, do happy hour com os amigos depois de um dia exaustivo, da ligação daquela pessoa pela qual você esperara semanas, do acordar com cantos de bem-te-vis, da brisa do mar num domingo de verão, do cobertor em dia de chuva, de um beijo apaixonado, de ver o sol nascer na volta de uma farra...

Desejo aos meus amigos grandes descobertas, não a invenção da cura do Câncer ou da AIDS, tampouco a descoberta de vida extraterrestre, anseio apenas que cada um consiga descobrir-se apaixonado, descobrir-se capaz, descobrir-se lindo, descobrir-se completo, descobrir-se feliz, descobrir-se único, descobrir-se eficiente, descobrir-se necessário, descobrir-se amado, descobrir-se amigo.

Desejo aos meus amigos amadurecimento, não decorrente de grandes sofrimentos ou dores pungentes, mas causado por um olhar mais perspicaz sobre o mundo, sobre a vida e sobre as pessoas. O aprendizado decorrente de amor. Desejo aos meus amigos muito amor. Não apenas aquele voluptuoso, decorrente de uma paixão avassaladora, mas também o amor fraternal e puro dos seus.

Desejo aos meus amigos, enfim, o que todo mundo deseja aos entes queridos: felicidades, realizações e amor! “Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender!”. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!