aberta ao mundo

Ando pela vida como se abertos estivessem todos os caminhos do mundo. (Mário Quintana)

30.3.05

Príncipe X Lobo

É... Vi algum texto safado dizendo que o Lobo Mau é melhor por causas impublicáveis. Tenho também chegado a estas mesmas conclusões, mas apenas depois de muitas cabeçadas e uma análise mais acurada do príncipe e do Lobo que apareceram na minha vida.

O príncipe encantado é lindo; educado; gentil; é simplesmente adorado pela sua mãe; inteligente; bem vestido; simpaticíssimo; carinhoso; troca futebol com amigos para assistir a uma comédia romântica com você; faz tudo que você quer na hora, do jeito certo, sem titubear... O Lobo mau nem é bonito; nem tão educado; às vezes, grosseiro; sua mãe tem um pé atrás com ele; esforça-se muito para ser alguém; comete gafes terríveis em termos de moda; fecha a cara quando brigam; sai de perto quando com raiva; briga para ir ao futebol com os amigos; é opinioso e decidido...

O príncipe encantado é um mamão. O Lobo mau é um encanto. Aquele é tão “perfeito” que enjoa, que dá até um nojinho! Este é tão imperfeito que encanta, que surpreende. Quando o príncipe chega com flores, a gente pensa: “Ah, meu Deus, o que é que eu falo? Lá vem ele com flores de novo!”. Quando o Lobo chega com flores, a gente pensa: “Nossa! Ele gosta mesmo de mim!”. Quando o príncipe liga, a gente pensa duas vezes antes de atender ao telefone. Quando o Lobo liga, a gente atende sem pensar, com a voz tremendo e o coração saltitando.

O príncipe é, a bem da verdade, só o ideal daquilo que a gente quer num homem, teoria, suposição, conjectura, paradigma. O Lobo é aquilo que é real, palpável e docemente amargo, encantadoramente chato, irresistivelmente oposto ao seu sonho, sedutoramente bruto... São estes opostos, este ser e não ser, presente na personalidade dele que faz você simplesmente babar!

Assim, não há dúvida de que o Lobo mau, com seus defeitos e impropérios, com suas coisas chatas, com seu jeito difícil e sua teimosia, com sua cabeça dura e sandices e também com seu sorriso encantador, com seu cheiro entontecedor, com seu beijo enlouquecedor, enfim, o Lobo é o cara!

Que mané príncipe, o quê? Eu quero o Lobo Mau em minha vida para estraçalhar e juntar os caquinhos do meu coração; para me fazer chorar e ceder um ombro; para brigar e fazer as pazes; para bater e acarinhar; para repugnar e não conseguir viver sem; para correr dele e voltar correndo para ele; para dizer uma coisa e fazer o contrário; para me magoar e me consolar; para, simplesmente, amar e odiar e ser muito, muito feliz meeeesssmo, com todas as nossas pequenas imperfeições!!!! Definitivamente.

PS: Existem tantas coisas escondidas nas entrelinhas deste pequeno texto que daria um outro, só pra explicar. Nunca pensei que euzinha fosse tão capaz de escancarar e ocultar tudo assim. Alguém sempre me dizia ser preciso entender as entrelinhas. Tentem!